7 DICAS INCRÍVEIS DE ECONOMIA FINANCEIRA
1- Entenda como funcionam suas finanças pessoais.
Acompanhe as suas Receitas e Despesas. Conhecer todas suas despesas pode te ajudar a cortar o que for desnecessário. Faça ou adquira uma planilha de gastos. É possível adquirir boas planilhas nas versões mais atualizadas do Excel, em aplicativos para celular ou em pesquisas pelo Google. Se você tem dificuldades em entender o funcionamento de uma planilha é possível que você necessite um pouco mais de estudo, talvez um curso de informática mais amplo ou um mais específico de excel. Comece fazendo anotações mais simples de seus gastos pessoais, depois parta para anotações mais complexas, incluindo as despesas e receitas de todos os membros da família, mas não desista de fazer estas anotações, persista.
2- Defina seus objetivos financeiros
Você precisa poupar para realizar quais sonhos? Dar uma festa, fazer uma viagem, comprar um carro, dar entrada em um imóvel. Quanto maior for o seu sonho maior deverá ser o seu esforço. Mas se você só ganha cerca de um salário mínimo por mês, vale mais a pena, poupar uma parte do que você recebe e investir mais em sua capacitação e na leitura de artigos que te deem ideias de quais caminhos seguir e que oportunidades buscar. Recomendamos a leitura contínua do nosso Blog Mais Recursos, para favorecer o seu crescimento pessoal, profissional e econômico.
3- Compare preços antes de comprar
Se for comprar produtos você pode economizar bastante comparando preços em sites por exemplo como Mercado Livre, Buscapé e Boa Dica (produtos de informática). Caso esteja procurando por serviços uma boa opção é o site e o app (aplicativo) do GetNinjas.
Compre ou contrate o serviço somente se você realmente precisa, evite agir por impulso ou ansiedade, pois os vendedores são treinados para perceber estas fraquezas e farão de tudo para que você gaste seus recursos financeiros e para que eles ganhem boas comissões.
4- Passeios em Shoppings
Utilize os Shoppings Centers a seu favor. Eles são pensados desde a sua construção em função de atrair consumidores para comprar além do necessário. Então use a arma deles contra eles. Aproveite o ar condicionado que eles oferecem. Passeie pelas lojas e peça aos venderes para cadastrarem seu e-mail e telefone e entrarem em contato contigo para te avisarem das épocas de liquidação e queima de estoque.
Algumas lojas realmente ligam para os potenciais compradores. Para quem trabalha usando laptops ou notebooks é possível trabalhar em qualquer lugar do Shopping. Uma sugestão é procurar saber se o empreendimento possui uma sala de estar ou de descanso. Também é possível marcar uma reunião ou entrevista no Shopping, mas cuidado para não abusar, pois cada metro quadrado de determinados Shoppings pode valer ouro. Compre uma xícara de café e certamente ninguém reclamará da sua reunião de negócios.
5- Viva de acordo com o seu padrão de vida.
Qual é o percentual do seu orçamento mensal é comprometido com festas, viagens, passeios, roupas novas, carros caros? Estas despesas são os verdadeiros vilões do orçamento doméstico-familiar. E isto vale tanto para trabalhadores de empresas privadas e autônomos, como para servidores públicos. Sim, servidores públicos, pois existe um princípio em Economia de que os recursos são limitados, mas as necessidades humanas são ilimitadas, então mesmo os servidores públicos que ganham relativamente bem, por não saberem ou terem certa dificuldade em gerenciar seu orçamento, acabam agindo de acordo com a cultura brasileira e passam a gastar mais do que recebem. E tentar viver acima do seu real padrão de vida não é algo sustentável no longo prazo, o que faz com que muitos servidores se endividem.
O que eu por experiência própria posso dizer é que além do estudo teórico e da conscientização do controle orçamentário, as pessoas que se enrolam financeiramente precisam por as medidas de redução de endividamento em prática, forçando a mente a trabalhar e se acostumar com um raciocínio mais racional. Lendo os artigos do nosso Blog Mais Recursos e pondo as suas dicas em prática já está sendo dado um pontapé inicial rumo à prosperidade. J
6- Aprenda a poupar dinheiro
Com a aplicação de forma correta das dicas dadas acima você vai terminar de pagar (quitar) as suas dívidas e vai ver que vai sobrar dinheiro. Este dinheiro que sobra mês a mês deve ser aguardado. Procure uma instituição financeira e abra uma conta poupança. Verifique a possibilidade da abertura de uma conta corrente de preferência sem tarifas (opte por um pacote de serviços básico ou digital – de acesso basicamente por celulares e computadores).
Caso você já possua conta corrente veja em seu extrato quanto você tem pagado mensalmente em tarifas e procure sempre reduzí-las.
Mas se você já tentou de tudo para poupar e não está conseguindo chegar nesta fase, mesmo seguindo todas as nossas dicas. E mesmo que você não se considere uma pessoa ansiosa e que compra por impulso, mas já tenha sido alertado(a) por um amigo ou parente de que você age deste forma, você deve procurar um acompanhamento médico especializado, que irá verificar quais as causas deste descontrole emocional-financeiro, apresentando o tratamento mais adequado para que você possa se equilibrar e colocar a sua vida emocional e financeira no seu controle.
7- Aprenda a investir dinheiro
Uma vez sobrando dinheiro é a vez de começar a “colocar o seu dinheiro para trabalhar”. Essa expressão de “colocar o dinheiro para trabalhar” tem o seu porquê. Depois que você aprende a economizar dinheiro essa sobra vira uma poupança que não deve ser guardada embaixo do colchão. Esses recursos devem ser aplicados. A medida em que você vai guardando mais o seu bolo de dinheiro vai aumentando e rendendo juros. Conforme você vai guardando mais, os juros vão crescendo mais e mais, e a velocidade que seu bolo de dinheiro cresce começa a aumentar.
É claro que ninguém vai ficar rico do dia para a noite, mas se você fizer de forma contrária, começar a não pagar o cartão de crédito, dependendo de quanto você fica devendo por mês vai se “encralacar” (ficar superendividado, falido) em menos de um ano.
Então você deve guardar o seu dinheiro e investir. Além de seu “bolo de dinheiro” que chamaremos de montante, crescer em uma velocidade acelerativa, conforme esse montante vai aumentando é possível sair (migrar) de uma aplicação menos rentável para uma mais potente.
Não sei se você já jogou alguma vez videogame, ou Banco Imobiliário, mas é como um jogo de estratégia da vida real, você precisa agir com inteligência, frieza e raciocínio apurado para tomar as melhores decisões e seguir os melhores caminhos que a economia te oferece, fazendo as melhores jogadas.
Já conheci muita gente que conseguiu virar o jogo, e dar a volta por cima. Então não desanime, mesmo que as condições não estejam favoráveis, o mar não esteja para peixe e a correnteza esteja forte. Você conseguirá encontrar uma saída e conseguirá ser próspero e com certeza também poderá contar com nossa ajuda Pessoal e com a ajuda do Blog Mais Recursos, pois essa é a nossa missão. Tenha fé acima de tudo.
E se você quiser saber mais continue lendo os artigos do nosso Blog Mais Recursos e faça sua inscrição gratuitamente no nosso Blog deixando o seu e-mail para se manter sempre atualizado.
Acrescente nosso site em sua barra de favoritos e compartilhe nosso artigo com seus amigos.
Leia também o artigo:
Acesse também a nossa Fanpage:
http://www.facebook.com/maisrecursos
Além disso, se você tem uma dúvida ou algo a acrescentar a este artigo deixe seu comentário.
Um grande Abraço, fiquem com Deus e vamos rentabilizar !!!
Adriano Coêlho. Economista, Especialista em Gestão Pública, Mestre em Sistema de Gestão, Criador do Blog Mais Recursos.
Comentários recentes