Empreenda abrindo sua startup de valor

Empreendedorismo

 

Para se destacar no mercado de trabalho, o profissional tem que se comprometer a fundo com seus ideais e objetivos a fim de se resolver financeiramente no mundo do empreendedorismo.

Com tanta concorrência, a criatividade e o diferencial não se tornam mais uma opção e sim, uma necessidade para a seleção no mercado financeiro, empresarial ou até de cunho individual.

Novos empreendedorismos no processo Startups, vem tomando forma e se destacando no ramo empresarial, com ideias inovadoras, e recém-criadas a fim de movimentar o mercado de forma rentável e produtiva.

 

 

O que significa um empreendedor Startup?

 

Basicamente o pioneiro em algum assunto específico. Geralmente relacionado com o ramo empresarial, o profissional ou equipe que inicia ou busca algum processo inovador dentro da empresa que seja rentável e constante.

Com o Startup, a empresa terá lucro em pouco tempo sem aumentar os gastos de uma vez. Então, com o processo de constância e de grande proporção, a empresa irá atingir muitos clientes.

Características de uma empresa Startup:

– Inovação: claro que para que uma empresa seja diferenciada teria que ter algo novo para oferecer, com aspectos novos para seu modelo de negócio.

– Escalabilidade: a empresa startup precisa ter um processo escalável, que atinge grande número de usuários a custos baixos.

– Repetibilidade: deve ser de fácil repetição o seu modelo de negócios, assim, o seu serviço ou experiencia de consumo deve ser produzido de forma simples e direta.

– Rapidez e Flexibilidade: como o mercado é competitivo, a capacidade adaptar e atender com rapidez a demanda de mercado é de suma importância para uma empresa startup.

Empreendedor startup

 

O surgimento de empresas Startup

 

As empresas startup, recém-criadas e rentáveis, se popularizaram nos anos 90 com o grande avanço e estouro da internet.

Muitos empreendedores com ideias inovadoras e promissoras, principalmente associadas à tecnologia, encontraram recursos para os seus projetos, que se mostraram surpreendentemente lucrativos e de grande proveito sustentável.

Grandes empresas como: Google, Apple, Yahoo!, Facebook, Microsoft, são exemplos de empresas que seguem esse modelo de negocio e iniciaram algo único e inovador.

Como todos os líderes de grandes empresas, o início da criação das mesmas é sempre incerto e as vezes desanimador. Porem, se der certo, o retorno é bem gratificante e animador.

 

Startups brasileiras

 

Algumas empresas brasileiras foram destaques no Brasil e movimentaram a economia de forma satisfatória.

São elas:

– Contabilizei: empresa no ramo de contabilidade para empresas de pequeno e porte. Ela atua de forma simples e rápido por meio da “nuvem”, uma entrada digital de fácil acesso.

– Dr. Cuco: é um aplicativo com a capacidade de receber lembretes dos horários de seus medicamentos, qual remédio tomar e quais cuidados ter a partir deles. Como se fosse um médico digital que atua de forma instantânea e sem cobrar pelo serviço.

– Me passa aí: é uma empresa no ramo de estudos que através de assinatura o estudante terá acesso a vídeos aulas que auxiliam nos estudos universitários, feita pelos melhores alunos orientados.

– Exact Sales: fundada em Santa Catarina, essa empresa desenvolveu uma metodologia e um software para auxiliar nas vendas de alto grau de dificuldade. O negócio já atende mais de 500 clientes e faturou grandes quantias em 2016 em apenas um ano e meio de história.

– Guia Bolso: aplicativo de melhoramento financeiro. Visa a organização de despesas do cliente, apostando na simplicidade da experiência do usuário.

– Love Mondays: empresa voltada no auxilio de profissionais se candidatarem a vagas em diversas empresas, com pouco tempo de vida conseguiu alcançar o êxito no ramo de startups.

– Méliuz: empresa voltada para fidelidade com os clientes que, em vez de dar pontos, devolve parte do seu dinheiro direto na conta.

– Nubank: um dos mais populares no Brasil, o Nubank tem como função um cartão de credito, administrado exclusivamente através da internet e sem exigir meios aquisitivos.

– Sympla: é uma plataforma de grande ajuda no fornecimento e controle de ingressos e inscrições.

Entre várias outras empresas.

Startup

Gerenciando os riscos

É sempre bom inovar e criar um produto, mas também não quer dizer que você deve abandonar ou esquecer dos riscos e muito menos que você pode fazer o produto ou colocar sua ideia em prática de qualquer jeito.

Entenda que os riscos não giram apenas em torno do sistema tecnológico que sua empresa possui, além de toda segurança, há também riscos financeiros, que geram em torno do produto não funcionar, da aceitação do produto no mercado, de clientes não cumprirem com seus compromissos e riscos que podem influenciar na imagem da sua empresa.

Por isso, pense bem antes de qualquer decisão permanente e calcule a probabilidade do que pode dar errado, esteja preparado para que se algo acontecer, o reparo já tem que estar decidido e pronto para um melhor desenvolvimento do negócio.

 

 

Modelo de negocio

Toda empresa startup segue um modelo que usa para o progresso de seu negócio. Consistem nos principais elementos necessários para que uma empresa atinja grandes níveis de rendimento lucrativo.

Apresenta informações como clientes, custos, fontes de receita, atividades principais e etc. Nela, um plano de negócios é montado por escrito com diversos aspectos possíveis em um modelo.

 

 

Investimento Anjo

Nada mais é que um investimento feito por pessoas, geralmente donos de empresa com capital próprio, que querem investir em suas empresas e que tem grande potencial de crescimento.

O termo ‘anjo’ é usado pelo fato de não ser um investidor exclusivamente financeiro que fornece apenas o capital necessário para o comércio, mas por apoiar ao empreendedor, aplicando seus conhecimentos, experiência para orientá-lo e aumentar suas chances de sucesso.

 

Capital semente

 

O capital semente apoia empresas em fase inicial de implementação e organização de operações, ajudando na capacitação gerencial e financeira do negócio.

 

Incubadoras

Criam ou desenvolvem pequenas empresas e microempresas ajudando na modelagem básica, nas técnicas de apresentação e nos pré-requisitos do perfil de uma startup.

 

Aceleradoras

Auxiliam no processo de incubadora porém, de uma forma mais rápida com implementação de consultorias, treinamento, participação em eventos, entre outros. Elas investem inicialmente nas empresas e depois elas controlam o rumo dos negócios.

 

Venture capital e venture building

São investimentos no negócio através de uma compra de participação nas ações da empresa. Com o foco na valorização das empresas e retorno nas ações investidas. A diferença é que a venture building visa o negocio em si, e não só o produto.

 

Entidades de fomento

 

Nada mais é que entidade sem fins lucrativos. Elas investem na empresa a fim de desenvolver pequenos empreendedores no ramo escolhido.

No Brasil em 2014 foi instalada uma entidade de fomento chamada de Up Global, presente em mais de 120 países e atuando de forma competente que alcançam margens de lucros surpreendentes em empresas startup.

 

 

Para se estabilizar hoje no mercado financeiro, técnicas cruciais farão com que o empreendedor se firme nos negócios. O diferencial, a inovação, e capacitação e o desenvolvimento de uma empresa escalável e repetível, requer muita inteligência e maturidade no meio onde ela atua.

O empreendimento só se concretizará se o empreendedor estiver com seus objetivos e metas bem traçados para um resultado rentável e próspero.

 

Como está indo seu estudo com essas informações? Aproveite para conferir em breve nosso próximo artigo, cheio de conteúdos novos.

E se você quiser saber mais continue lendo os artigos do nosso Blog Mais Recursos e faça sua inscrição no nosso Blog deixando o seu e-mail para se manter sempre atualizado.

Acrescente nosso site em sua barra de favoritos e compartilhe nosso artigo com seus amigos.

Leia também o artigo:

DE QUE CLASSE SOCIAL VOCÊ FAZ PARTE?

Visite a nossa Fanpage: https://www.facebook.com/maisrecursos

Nosso Twitter: https://twitter.com/MaisRecursos

Além disso, se você tem uma dúvida ou algo a acrescentar a este artigo deixe seu comentário.

Um grande Abraço, fiquem com Deus e vamos rentabilizar !!!

Msc. Adriano Coêlho. Economista, Especialista em Gestão Pública, Mestre em Sistema de Gestão, Fundador do Blog Mais Recursos.

 

 

Referências:

https://abstartups.com.br/2017/07/05/o-que-e-uma-startup/

http://economia.ig.com.br/2016-06-30/startup-conceito.html

https://mulhergold.com.br/startups/