DE QUE CLASSE SOCIAL VOCÊ FAZ PARTE?

Imagem descubra a sua classe social

As classes sociais são formadas por grupos de pessoas que estão em um mesmo nível ou patamar com características culturais, políticas e econômicas semelhantes.

O entendimento da classe social a qual você pertence pode ser importante para que você reconheça os seus pontos fracos e verifique e quais pontos você deve concentrar seus esforços para buscar a elevação do seu nível e a consequente melhora da sua qualidade de vida.

Confira este artigo também no Youtube !!!

A visão governamental das classes sociais, utilizada pelo IBGE no censo populacional a cada dez anos, é baseada no número de salários mínimos. Mais simples, divide em apenas cinco faixas de renda ou classes sociais, conforme a tabela abaixo, válida para este ano (salário mínimo em R$ 998,00 em 2019).

De que classe social você faz parte

O cálculo das classes sociais conforme demonstrado na tabela acima utiliza um critério de avaliação bem simplista dos níveis sociais, pois considera apenas o fator renda e ignora fatores socioeconômicos como a infraestrutura de onde a família reside, a sua formação acadêmica e a quantidade de patrimônio que acumulou ao longo dos anos.

A Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa utiliza um cálculo mais apurado e criterioso de classificação das classes chamado de Critério de Classificação Econômica Brasil (CCEB). Este conceito abandona a pretensão de classificar a população em termos de “classes sociais” dividindo a população em classes econômicas.

O critério utiliza um sistema de pontos para ajustar a família dentro da classe econômica que de acordo com este critério são 8, partindo da Classe E até chegar a Classe A.

Seus resultados buscam estimar o poder de compra das pessoas e famílias urbanas sendo muito úteis para as empresas na avaliação do seu público alvo a ser atingido.

Apesar de levar em consideração fatores socioeconômicos como a infraestrutura de onde a família reside, a sua formação acadêmica e a quantidade de patrimônio que acumulou ao longo dos anos. Não leva em consideração o grau de endividamento das famílias podendo posicionar a mesma em um nível ao qual ela realmente não pertença, ou que deixará de pertencer em breve.

Cortes do Critério Brasil

Na tabela abaixo, podemos observar a localização da família na classe econômica de acordo com a sua pontuação obtida (metodologia de 2016).

Imagem qual a sua classe social

A pontuação é obtida conforme as tabelas abaixo:

Sistema de Pontos

imagem qual a sua classe social


Grau de instrução do chefe de família e acesso a serviços públicos

Imagem classe social
Imagem Classe Social

A partir do exposto acima qual classe social ou classe econômica você faz parte?

O que você pode fazer para se manter na sua classe atual?

O que você pode fazer para atingir uma classe superior?

Para passar para a próxima classe continue lendo os artigos do nosso Blog Mais Recursos e faça sua inscrição no nosso Blog deixando o seu e-mail para se manter sempre atualizado.

Acrescente nosso site em sua barra de favoritos e compartilhe nosso artigo com seus amigos.

Além disso, se você tem uma dúvida ou algo a acrescente a este artigo deixe seu comentário.

Um grande Abraço, fiquem com Deus e vamos rentabilizar !!!

Msc. Adriano Coêlho. Economista, Especialista em Gestão Pública, Mestre em Sistema de Gestão, Fundador do Blog Mais Recursos.