Os melhores métodos para atingir a motivação diariamente

A motivação pode ser descrita como forças atuando sobre ou dentro de uma pessoa para iniciar um comportamento. A palavra é derivada do termo latino motivos, que sugere as propriedades ativadoras dos processos envolvidos na motivação.

Os psicólogos estudam há anos as forças motivacionais para ajudar a explicar as mudanças observadas no comportamento que ocorre em um indivíduo.

Assim, por exemplo, a observação de que uma pessoa está cada vez mais propensa a abrir a porta da geladeira para procurar comida, já que o número de horas desde a última refeição aumenta, pode ser entendido ao se invocar o conceito de motivação.

Como o exemplo acima sugere, a motivação não é tipicamente medida diretamente, mas sim inferida como resultado de mudanças comportamentais na reação a estímulos internos ou externos. Saiba mais sobre o assunto.

Métodos de motivação diária

Qual a importância de entender e investir na motivação?

A motivação é o que nos impulsiona a fazer as coisas acontecerem. Porém, permanecer motivado nem sempre é fácil.

Confira algumas dicas sobre como se tornar (e permanecer!) motivado e sugestões sobre o que fazer se você simplesmente não conseguir entrar em ação.

Dicas para apostar na motivação diariamente

Quer saber onde pessoas extremamente bem sucedidas encontram a motivação? Aqui estão oito situações de onde as pessoas de sucesso retiram sua motivação.

Elas começam com um “porquê”.

Altamente motivados e bem-sucedidos, os indivíduos sempre começam com o seus próprios “porquês”.

– Afinal, é o propósito, a causa ou a crença que os inspira a fazer o que estão fazendo. Por exemplo, a empreendedora e investidora da Shark Tank, Barbara Corcoran, tinha um “porquê” bem simples. Ela nunca mais queria receber ordens de outro chefe.

– “Eu tive 20 empregos antes de começar meu próprio negócio aos 23 anos, e não queria mais um chefe me dizendo o que fazer. Então, eu estava motivada simplesmente porque não queria um chefe”.

  • Se você quiser ter mais sucesso, como Corcoran, encontre o seu motivo anotando uma “Declaração de Porquês”, que é simplesmente uma frase que expressa claramente sua contribuição e impacto únicos.

Elas conhecem o seu passo limitante.

“Qual é o seu passo limitante?” pergunta o palestrante motivacional e autor do autodesenvolvimento Brian Tracy.

“Qual é a área de uma habilidade que está prendendo você? Qual é a qualidade? Qual é a ação? Pergunte a outras pessoas. Descubra o que você precisa para se tornar bom.”

– Tracey sugere que você: “Descubra o que está te mantendo preso” e identifique a “etapa crítica limitadora que está determinando seu sucesso hoje”.

Elas usam seu lado “hacker”

Apesar das associações negativas, hackear não é apenas um bando de pessoas nefastas fazendo coisas como roubar informações pessoais para o seu próprio bem.

Motivação hacker

Na verdade, há muitos hackers éticos que querem tornar o mundo um pouco melhor, como Mark Zuckerberg diz.

– “O lado Hacker é uma abordagem de construção que envolve melhoria contínua e iteração. Hackers acreditam que algo sempre pode ser melhor, e que nada é completo. Eles só precisam consertá-lo – muitas vezes em face de pessoas que dizem que é impossível ou estão contentes com o status quo “.

– Zuckerberg acrescenta: “Os hackers tentam construir os melhores serviços a longo prazo, liberando e aprendendo rapidamente com iterações menores, em vez de tentar acertar tudo de uma vez só”.

  • De fato, para apoiar essa mentalidade, o Facebook tem as palavras “Feito é melhor que perfeito” pintadas em suas paredes.

Elas pensam adiante

Como Oprah Winfrey disse uma vez: “Crie a maior e mais grandiosa visão possível para a sua vida, porque você se torna aquilo em que acredita”.

  • Lembre-se, haverá dias em que você estará frustrado, doente ou entediado por ter que fazer tarefas repetitivas.
  • É nesses dias que os indivíduos bem-sucedidos se concentram em pensar adiante, no futuro – ao invés de “jogar a toalha”.

Como fazer isso? Use estratégias como:

  • Conversar com alguém, ou anotar seus pensamentos, para mantê-lo no caminho certo e bloquear seu cérebro de outros pensamentos que bloqueiem sua criatividade;
  • Escolher metas específicas para enfrentar;
  • Identificar os primeiros passos que você precisa tomar para chegar aonde deseja;
  • Começar a gerar ideias, mesmo que bobas, através de um processo de brainstorm. Eventualmente, a lapidação de todas as ideias “bobas” auxiliará você no caminho para o sucesso.

Elas cercam-se de catalisadores

Existem pessoas e outros fatores internos / externos que podem excitar ou drenar você completamente.

– Por exemplo, você acha que vai ser motivado por alguém que é constantemente pessimista ou critica cada movimento que você faz? Ou você acha que será motivado por alguém que seja otimista e solidário?

– As pessoas de sucesso procuram e cercam-se das pessoas que as energizam e ajudam-nas a encontrar o sua vibração ideal. Como Richard Branson explica:

– “Minha inspiração profissional não se separa da minha inspiração pessoal: são as pessoas que não param nunca para fazer uma diferença positiva na vida das outras pessoas. Tenho a sorte de encontrar algumas dessas pessoas que mudam o jogo, e o desejo de ajudar (e acompanhá-los!) é o que me motiva. ”

  • Mais importante, você também precisa ter certeza de que você é seu próprio catalisador.
  • Controle o seu diálogo interno e pratique uma conversa interna positiva para que, quando você tropeçar, você não se arrependa do passado.
  • Ao invés disso, você procurará maneiras de melhorar na próxima vez.

Os catalisadores também podem ser livros inspiradores, citações, documentários ou qualquer outra força externa que possa levá-lo ao sucesso todas as manhãs.

Elas apostam em paixão

“Se você ama o que faz e está disposto a fazer o que é preciso, o sucesso está ao seu alcance (…).

(…) Não se preocupe se você não conseguir chegar a um bilhão de reais nos seus primeiros anos de carreira. Apenas faça projetos para si mesmo por diversão e você ficará cada vez melhor neles”, escreveu o co-fundador da Apple, Steve Wozniak, em sua autobiografia iWoz.

 

  • Não conhece sua paixão? Faça pesquisas, fale com o mais próximos e mais queridos, debata os seus pensamentos e faça conexões. E, principalmente, não tenha medo de tentar algo novo!
  • Sair da sua zona de conforto lhe apresenta novas pessoas, experiências e costumes pelos quais você pode se apaixonar.

Tenha senso de urgência

Sejamos honestos, se você não se mover rápido, você será atropelado. É por isso que pessoas altamente motivadas e bem sucedidas vivem com um senso de urgência.

Felizmente, isso é algo que qualquer um pode alcançar se seguir estas quatro etapas:

1-) Estabeleça uma visão inspiradora para o futuro respondendo a perguntas como:

  • “Qual é a visão da minha vida?” e;
  • “Quais objetivos eu quero alcançar?”

No entanto, não se deixe afetar pelo fato de que haverá obstáculos e retrocessos realistas ao longo do caminho.

2-) Divida seus objetivos em partes, investindo em projetos menores e defina prazos. Certifique-se de identificar o conhecimento, as ferramentas, as habilidades ou o suporte de que precisará para realizar o trabalho.

3-) Identifique os motivos ou os benefícios para avançar, sabendo por que tarefas específicas são importantes, como você se sente sobre elas e o que perderá se você não cumprir sua meta.

4-) Crie penalidades e recompensas e lembre-se sempre: “Sem um senso de urgência, o desejo perde seu valor”. – Jim Rohn

Se você tentou, mas não conseguiu atingir seu estado de motivação, pode ser útil conversar com alguém da sua confiança. Às vezes pode realmente ser difícil conseguir as coisas por conta própria. Boa sorte!

Leia também o artigo:

10 dicas de motivação para inspirar você a se tornar bem-sucedido

Visite a nossa Fanpage: https://www.facebook.com/maisrecursos

Nosso Twitter: https://twitter.com/MaisRecursos

Além disso, se você tem uma dúvida ou algo a acrescentar a este artigo deixe seu comentário.

Um grande Abraço, fiquem com Deus e vamos rentabilizar !!!

Msc. Adriano Coêlho. Economista, Especialista em Gestão Pública, Mestre em Sistema de Gestão, Fundador do Blog Mais Recursos.