SAIBA COMO MOTIVAR PESSOAS.
A maioria das pessoas ainda não percebeu que há um grande segredo para motivar os outros.
E este grande segredo eu vou contar para você.
Como fazer o seu filho comer? Como fazer o seu filho estudar? Como fazer ele largar o vídeo-game?
Qual a saída para fazer o seu cunhado(a) trabalhar e parar de te pedir dinheiro emprestado?
Como obter ajuda num trabalho em grupo?
De que forma fazer com que alguém pare de fumar?
Como motivar pessoas a fazer o que você deseja?
A maioria dos pesquisadores sobre o assunto da motivação vai afirmar que o grande segredo para se motivar alguém está no fato de que “ninguém pode motivar ninguém.”!
– Mas como assim Adriano Coêlho, então você quer me dizer que eu não posso motivar minha esposa a fazer a comida todos os dias para mim?
– Não, você Não pode.
Eu não estou mentindo. Preste bem atenção e você vai entender de uma forma bem simples como a motivação funciona.
Você conhece algum ex-fumante que parou de fumar porque alguém lhe pediu? Não. Mas certamente você deve conhecer alguma ex-fumante que conseguiu parar com o vício porque estava grávida e isto poderia prejudicar o bebê. E a mesma coisa pode ser observada quando falamos do uso de bebidas alcoolicas, que são proibidas durante a gravidez, porque pode trazer complicações ao feto.
Da mesma forma, você conhece alguém que parou de fumar porque viu na caixa de cigarros a imagem de um pulmão apodrecido pelo fumo? E no caso da imagem de que o uso de cigarro causa impotência sexual. A agora a motivação já muda. Mas ainda assim o homem não vai parar de fumar simplesmente porque você disse a ele que o fumo faz mal.
Então a motivação é algo complexo que vai depender muito mais do contexto e das necessidades próprias de cada indivíduo do que de um simples pedido ou aconselhamento de outra pessoa.
O conhecimento deste fator é um importante segredo quando falamos em motivação.
Então podemos dizer será difícil convencer a uma adolescente de 13 ou 14 anos esquecer-se de sua festa de 15 anos para pensar em controle de gastos, poupança, investimento e aposentadoria. Todavia é mais fácil convencer essa adolescente a gastar o dinheiro da festa em uma viagem em que ela possa se divertir, fazer compras, aprender outra língua e ainda voltar cheia de novas experiências e histórias para contar. Desta forma a necessidade de uma festa fica ofuscada por uma nova necessidade criada e que para os pais, não deixa de ser uma excelente forma de investimento em seu filha.
A verdade é que as pessoas são seres individuais com necessidades próprias. Aquilo que motiva um não motiva o outro.
Já vi muitos profissionais de motivação que, apesar de terem um excelente discurso, não conseguem aplicar as técnicas motivacionais adequadas e acabam por estimular um efeito contrário, gerando ainda mais desmotivação e descontentamento nas pessoas.
Um exemplo é tentar motivar através do uso de cenas trágicas e tristes. Mostrar que você tem condições físicas e financeiras melhor do que outras pessoas fazendo uma comparação com as coisas que não deveriam existir no mundo vai surtir um efeito apenas superficial, não alcançando a mente e o coração das pessoas.
Um exemplo mais eficaz seria fazer uma apresentação para o público, onde se deseja aplicar as técnicas motivacionais, de cenas de prosperidade e desenvolvimento pessoal, financeiro, de pessoas, cidades e regiões. E mostrar como fazer para alcançar a qualidade de vida destas pessoas.
Uma ferramenta muito útil que está associada à motivação é a liderança.
Os líderes são pessoas que conseguem conduzir seus liderados ou seguidores para a realização de determinado objetivo.
E dentro da liderança podemos levar em consideração as técnicas de formação de novos líderes.
Imagine um time de futebol desanimado e sem profissionais talentosos que contrata um jogador atacante top de linha? O que vai acontecer? Poderá esse time ser campeão? Claro que não, pois como já dizia o ditado popular: “uma andorinha não faz verão”.
Esse atacante sozinho não será suficiente para carregar um time inteiro nas costas.
Porém, se você contrata um conjunto de jogadores fenomenais com uma equipe de suporte como médico, preparador físico, treinador, massagista, sala de musculação e fisioterapia, salários em dia, a motivação do time inteiro é vista de longe e cada um é um líder em sua área. E se alguém faltar, aparecerá logo um substituto à altura para fazer um bom trabalho.
Então a motivação está ligada também os conhecimentos e aptidões próprias das pessoas e do apoio que elas recebem daqueles que as cercam.
Em minha casa existe um quintal com um pequeno jardim e árvores frutíferas. Nas minhas horas vagas eu gosto de cuidar deste quintal, costumo podar, varrer e regar as plantas. Então para que meu quintal esteja sempre bonito e dê bons frutos não basta apenas fazer o plantio, eu preciso criar condições no ambiente para que as plantas e árvores se desenvolvam florescendo e frutificando bem. Até as plantas possuem suas necessidades individuais, se eu tiver condições de regar todos os dias (o que para mim é quase impossível) eu planto hortaliças (alface, salsa, etc.) plantas que necessitam (demandam) muita água, mas se for uma época muito quente e eu for fazer uma viagem um pouco mais longa, eu posso plantar apenas cactos e outros tipos de plantas resistentes a pouca água.
Através do meu hobby (passatempo) por vegetais pude comprovar a velha máxima que diz que: “Se você for cortar uma árvore antes afie (amole) seu machado.”. Para a poda de árvores você pode usar algumas ferramentas como tesoura de jardinagem, serrote, machadinha. Mas para o trabalho de lenhador estas ferramentas são quase ineficazes, pois um lenhador precisa de um bom machado bem afiado ou até uma motosserra em que ele seja capacitado (treinado) para o uso.
Neste exemplo simples queremos deixar bem claro que as ferramentas são extremamente importantes na motivação. E a presença e o diálogo são fundamentais para entender um conjunto de necessidades que fazem as pessoas se motivarem, pois este também é o papel da liderança.
Entenda que eu falo em liderança e não de chefia, há uma grande diferença de ser chefe e de ser um líder. Há líderes que não são chefes, porém nem todo chefe é um líder. Portanto um líder saberá entender quais são as necessidades dos seus liderados que precisam para se motivarem. Seu foco está nas pessoas e nas rotinas e processos, gerando assim, bons resultados, enquanto que o foco dos chefes se baseiam mais em rotinas e processos e resultados, não se importando tanto em entender das necessidades do fator humano de produção, que pode ser, por exemplo, diálogo, descanso, reconhecimento, crescimento de carreira (plano de carreira), cursos na área de atuação, melhora nos móveis, equipamentos e sistemas, diminuição da poluição sonora, iluminação adequada, etc, etc.
Um exemplo que gosto de dar é de um bom pintor experiente e capacitado, escalado para fazer a pintura de determinado setor durante um mês. O ideal é que ele participe de todo o processo de pintura, com a apresentação do local onde o trabalho será realizado e a participação dele na escolha dos materiais de tralhado, tipo e qualidade das tintas, no tipo de ferramentas, na escolha do seu ajudante etc.
Imagine que este bom profissional experiente apenas fosse deslocado para cumprir sua tarefa e encontrasse uma tinta de péssima qualidade (aguada), um ajudante com quem ele nunca trabalhou e que fosse uma pessoa despreparada, falta de materiais como, por exemplo, fitas adesivas e massas, ferramentas mal dimensionadas, como por exemplo pinceis e rolos em tamanhos inadequados, lixas grossas demais, etc.
Certamente esse profissional teria muitas dificuldades em fazer o serviço dentro do prazo, manter sua qualidade, trabalhar com este tipo de ajudante, fazer a tinta render até o final da pintura e continuar motivado em sua função, até mesmo para se manter nesta empresa, que aparenta ser desorganizada e sem comunicação.
Por fim, através deste pequeno artigo eu tento mostrar de uma forma introdutiva as relações básicas que permeiam a motivação e sua complexidade. Muitas pessoas (sobretudo pais) e empresas brasileiras, ainda acreditam que é possível motivar somente através de prêmios e punições, porém várias pesquisas apontam que estas medidas só surtem um efeito maior apenas no curto prazo. Costumam funcionar como “paliativos” não alcançando a mente e o coração das pessoas. E mesmo quando as empresas promovem ações motivadoras mais sofisticadas para seus funcionários, em sua maioria, acabam não fazendo de forma correta o que acaba resultando num efeito contrário ainda mais desmotivante.
E se você quiser saber mais continue lendo os artigos do nosso Blog Mais Recursos e faça sua inscrição no nosso Blog deixando o seu e-mail para se manter sempre atualizado.
Acrescente nosso site em sua barra de favoritos e compartilhe nosso artigo com seus amigos.
Leia também o artigo:
Visite a nossa Fanpage: https://www.facebook.com/maisrecursos
Além disso, se você tem uma dúvida ou algo a acrescentar a este artigo deixe seu comentário.
Um grande abraço, fiquem com Deus e vamos nos motivar !!! 😉
Msc. Adriano Coêlho. Economista, Especialista em Gestão Pública, Mestre em Sistema de Gestão, Criador do Blog Mais Recursos.
Comentários recentes