Prêmio Nobel de Economia 2017 foi para o Economista Richard Thaler que Uniu Economia e Psicologia.

 

prêmio nobel de economia

Richard H. Thaler venceu o Nobel de Economia (Foto: Divulgação)

 

O professor de Economia  da Universidade de Chicago Richard H. Thaler, de 72 anos, nascido em 1945 em Nova Jersey (EUA) foi o vencedor do Prêmio Nobel de Economia de 2017, instituído e financiado pelo Banco Nacional da Suécia. Ele desenvolveu a teoria da “contabilidade mental” que explica como as pessoas simplificam a tomada de decisões financeiras.

A Teoria desenvolvida por Thaler é importante porque explica que as pessoas apesar de seus conhecimentos não agem de maneira racional. Ter o conhecimento de como funciona o comportamento real do ser humano é importantíssimo para a Ciência Econômica e seu ramo das Finanças Pessoais.

Geralmente quando as pessoas fazem seus empréstimos ou compram determinado bem, elas calculam quanto terão que pagar todo mês. Mas não prestam atenção na taxa de juros que estão cobrando, fazem uma análise simplificada para satisfazer uma necessidade do momento.

A teoria clássica da economia pressupõe que as pessoas são racionais, ou seja, colhem o maior número de informações, fazem comparações e a partir daí, escolhem a melhor opção. Por essa lógica, então todas as pessoas economizariam parte do seu salário para garantir uma vida melhor na aposentadoria. Para Thaler as pessoas não são sempre racionais.

Thaler uniu a economia à psicologia. Sua linha de pesquisa conhecida como economia comportamental, humaniza a economia. A economia comportamental explica porque as pessoas priorizam consumir hoje em vez de guardar uma parte para a aposentadoria. Para elas o prazer do presente é muito mais próximo e palpável do que uma simples expectativa de mais conforto no futuro.

Através da sua teoria podemos notar que as pessoas são desligadas e não se policiam. Não basta que elas tenham apenas conhecimento de Economia e Finanças Pessoais, é preciso que elas treinem e pratiquem seus métodos capacitando assim, melhor o corpo e a mente. Não adianta ler um manual ou assistir um vídeo de como dirigir ou jogar bola, é preciso por em prática, pois, conforme os achados de Thaler, diante de duas opções postas, sempre seremos mais propensos em optar pela pior alternativa, sendo este tipo de ação explicado pelo mau hábito em por em prática as técnicas de finanças pessoais, entendendo, por exemplo, como os vendedores e o marketing nos persuagem, e pela falta de tempo para refletir melhor.

Thaler é coator do Best Seller mundial Nudge, lançado no Brasil com o título: “Nudge: o Empurrão para a Escolha Certa.”.

As empresas já se utilizam dos achados de Thaler para atrair pessoas para comprarem seus produtos e serviços. Contudo, os consumidores também podem usar esse conhecimento transmitido por Thaler para evitar decisões ruins. Em seu livro, ele dá uma série de exemplos de escolhas precipitadas que os consumidores tomam.

Na divulgação do Prêmio Nobel 2017, Thaler foi citado por ter contribuído para uma Ciência Econômica “mais humana”.

Ao ser perguntado sobre como iria gastar a significativa importância de U$ 1,1 milhão que ganhou com o Prêmio, ele respondeu: “Esta é uma pergunta muito engraçada… Vou tentar gastá-lo tão irracionalmente quanto possível”.

E se você quiser saber mais continue lendo os artigos do nosso Blog Mais Recursos e faça sua inscrição no nosso Blog deixando o seu e-mail para se manter sempre atualizado.

Acrescente nosso site em sua barra de favoritos e compartilhe nosso artigo com seus amigos.

Além disso, se você tem uma dúvida ou algo a acrescentar a este artigo deixe seu comentário.

Leia também o artigo: GUIA DO INICIANTE PARA GERENCIAR AS FINANÇAS PESSOAIS.

Guia do iniciante para gerenciar as finanças pessoais

Um grande Abraço, fiquem com Deus e vamos rentabilizar !!!

Msc. Adriano Coêlho. Economista, Especialista em Gestão Pública, Mestre em Sistema de Gestão, Fundador do Blog Mais Recursos.