5 DICAS PARA QUEM DESEJA GANHAR DINHEIRO TRABALHANDO EM CASA

 

Trabalhar em casa pode à primeira vista ser uma ideia atraente e até mesmo fácil, mas não se iluda em pensar que empreender em casa é uma forma de negócio totalmente tranquila, segura e barata.

Trabalhando em casa

Para que o empreendedor não veja o seu sonho de ter um escritório em casa se tornar um pesadelo, ele precisa tomar alguns cuidados com o planejamento e a organização das suas tarefas.

  • Escolha bem a área na qual você irá vender ou prestar serviço.

É muito importante que você tenha pelo menos duas das três seguintes características relacionadas a área em que vai atuar.

  1. Afinidade com a área – é muito importante que a pessoa goste daquilo em que irá trabalhar. Se por exemplo o foco do seu produto ou serviço for voltado para as crianças, é importantíssimo que o empreendedor goste de crianças e até mesmo que pense como elas pensam.

 

  1. Conhecimentos sobre a área – se você acredita que conseguirá público para determinada área, é recomendável que faça cursos afins a esta área. Planeje antes de começar e faça um bom plano de negócio.

 

  1. Experiência na área – ter experiência na área onde vai atuar é muito importante, mas não é suficiente para se ter sucesso. Apesar de você ser um excelente cozinheiro, isto não significa que será um bom empresário. É preciso que você saiba, quem são seus fornecedores, como contratar e gerir pessoas, quem serão seus clientes, qual o tamanho da cozinha que irá precisar. Como irá registrar os pedidos, como serão as entregas e quais as formas de pagamento, por exemplo.

 

2 – Calcule bem os seus custos.

 

Geralmente quem trabalha em casa não leva em consideração os custos fixos como, por exemplo, o pagamento de luz, água, telefone e aluguel. Estes custos acabam recaindo sobre as despesas da família.

Quando isto ocorre a margem de lucro é aparentemente maior, pois os custos estão sendo minimizados e com isso é possível reduzir os preços dos produtos e serviços, pois aparentemente há espaço.

Mas quando a empresa cresce e precisa de um novo espaço estes custos aparecem e podem até inviabilizar o crescimento e a continuidade do empreendimento.

O que pode ser feito para minimizar este efeito é contabilizar estes custos logo de início. As despesas da empresa devem ser separadas às da família na proporção do quanto se gasta por mês. E este valor deve ser pago à família.

O lucro da empresa não deve ser utilizado para o pagamento das despesas pessoais da família, mais sim para ser reinvestido na empresa, por exemplo.

Desta forma pode-se saber de forma mais precisa qual é o custo real mensal do empreendimento.

 

3 – Tenha um local fixo de trabalho.

 

Monte em sua casa o seu home office (escritório), o seu ateliê, a sua cozinha, ou seja, o seu local próprio para exercer as suas atividades laborais (de trabalho).

Com esta simples medida a sua produtividade irá ter um ganho significativo.

 

4 – Estabeleça seu horário de Expediente

 

Com um horário demarcado com início e fim você poderá saber qual a sua carga horária semanal e mensal. Como é você quem vai montar o seu horário, duas horas diárias trabalhadas em cinco dias equivalerão a 10 horas semanais. E se você quiser se dedicar um pouco mais e trabalhar por 5 horas diárias já terá 25 horas semanais e 100 horas mensais. À medida que seu negócio for crescendo você poderá dispor de mais horas. Ao passar de 9 horas diárias isto pode significar ou que você precisa ser mais produtivo ou que você já precisa contratar alguém para te ajudar.

Como você faz o seu próprio horário, é importante se habituar e se disciplinar em manter este horário. Afinal é um trabalho e não uma brincadeira.

 

5 – Estar presente não é estar disponível.

 

É importante que durante o seu horário de expediente você não possa atender às solicitações de pessoas da casa. À medida que você for cumprindo o seu horário e mostrando que seu trabalho está dando retorno financeiro, seus parentes e amigos perceberão que seu esforço não é apenas uma brincadeira de internet.

Escritório doméstico

Os moradores da casa começarão a apoiar o seu trabalho e poderão até ser mais solícitos em manter silêncio, te levar um lanche ou um cafezinho num gesto de gentileza.

 

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Um grande abraço, fiquem com Deus e vamos rentabilizar !!!

Msc. Adriano Coêlho. Economista, Especialista em Gestão Pública, Mestre em Sistema de Gestão, Fundador do Blog Mais Recursos.