Saiba mais sobre os investimentos em fundos imobiliários
A maioria dos empreendedores, nos últimos períodos econômicos pelos quais o país passa, está pensando seriamente em como investir em fundos imobiliários quando está atuando no ramo e precisa lidar de forma mais específica com seu capital.
Uma das melhores alternativas tanto para fazer com que os negócios possam evoluir mais eficazmente quanto para conseguir obter uma independência muito maior em relação à situação econômica é aposta nesse tipo de investimento.
Para o começo do ano, inserir-se no mercado de fundos imobiliários pode ser uma ótima escolha – pois, mesmo com pouca quantia disponível para realizar o investimento, seus resultados podem ser obtidos com excelência.
Nesse artigo, apresentado pelo nosso Blog Mais Recursos, você irá encontrar uma série de dicas que irão ajudar a sua inserção no mercado de fundos imobiliários e fazer com que os seus passos possam ser dados com um tanto quanto mais cautela e segurança.
Saiba como investir em fundos imobiliários com segurança
Os fundos imobiliários funcionam de modo que o investidor que irá aplicar seus capital se torna proprietário das chamadas cotas dos imóveis através da compra. Esta compra funciona de maneira compartilhada com outros investidores.
Não é necessário que o investidor já possua um imóvel para conseguir atuar no mercado de fundos imobiliários, embora ele possa já ser um proprietário, aqueles que também não possuem o capital necessário para adquirir um imóvel podem investir – e se beneficiar.
Uma das vantagens presentes na atuação como investidor é o fato de que a manutenção dos imóveis que são comprados por meio dos fundos não precisa ser realizada pelo investidor, além de muitas outras.
1 – Por que investir em fundos imobiliários?
Uma das melhores maneiras de conseguir tomar a atitude de finalmente se tornar um investidor em fundos imobiliários é, de fato, entender quais são as relações que beneficiam o usuário em relação aos custos do empreendimento.
Quando a compra das cotas é realizada em comparação com os investimentos que são feitos com base nos números da bolsa de valores, pode-se notar que as taxas que são aplicadas para corretagem, bem como para a propriedade do bem, são significativamente menores.
Um dos outros motivadores que podem atuar de forma representativa na escolha pelo fundo imobiliário como forma de atuação é o fato de que, a partir de determinadas regras e modelos, os investidores podem lidar com a isenção dos valores aplicados como impostos de renda.
Além disso, é preciso também lembrar que a maioria dos investidores que escolhe obter seu capital por meio da compra de imóveis também não pode contar com um retorno financeiro nem imediato nem a prazos menores, uma das vantagens que esse sistema oferece.
- Quando se investe nos fundos imobiliários, o retorno se dá por uma parcela dos aluguéis que são aplicados na moradia do mesmo de acordo com a parcela que o proprietário possui do imóvel.
- Além disso, como previamente dito, não é necessário lidar com o gerenciamento das condições físicas do imóvel nem com a burocracia envolvida no mesmo – essas tarefas são gerenciadas pelos grupos que administram os fundos.
2 – Afinal, como lucrar com os investimentos em fundos imobiliários?
Uma das maiores garantias de que a segurança dos investimentos em fundos imobiliários é significativamente maior no mercado é o fato de que, por ser realizado em parcelas referentes ao valor total dos bens, a diversificação pela qual o sistema pode funcionar permite maior domínio sobre os resultados.
Por exemplo, quando as cotas específicas adquiridas estão atuando a níveis muito pequenos, é possível vende-las – seja essa operação fruto de falta de inquilinos ou outro, bem como compra-las e obter maior sucesso no mercado em algum período.
É fundamental entender que os rendimentos e a lucratividade envolvidos em um sistema de investimentos em fundos imobiliários serão alcançados em prazos que podem variar de médio a longo prazo.
- Uma das formas eficientes de conseguir lidar com o prazo para a recuperação do capital investido é a análise do setor e a aplicação de capital em investimentos que poderão oferecer retornos mensais estáveis.
- É fundamental estar ciente de que seu ativo investido é sólido, pois isso fará com que as flutuações do mercado não atuem de forma negativa em seus investimentos.
3 – Quais são os riscos dos investimentos em fundos imobiliários?
Uma das vantagens que fazem com que os investidores, principalmente aqueles que estão iniciando suas carreiras, optem pelos investimentos em fundos imobiliários é o fato de que as operações são geralmente muito mais seguras quando comparadas às outras.
Mas, embora os riscos envolvidos nessas operações sejam consideravelmente menores do que nas demais, é preciso estar ciente de que eles existem e podem interferir na saúde de seus negócios.
- Diversificar o seu leque de ativos é uma das melhores ferramentas para que os investidores possam se proteger dos diversos tipos de riscos envolvidos no mercado.
4 – Quais são os benefícios de investir em fundos imobiliários?
Há muitos benefícios envolvidos na aplicação de capital em fundos imobiliários, e o fato de que as taxas envolvidas nas operações dos mesmos são significativamente mais baixas do que as demais é apenas um desses benefícios.
Saiba alguns dos outros benefícios envolvidos quando você decide investir nos fundos imobiliários para otimizar sua renda:
- Diversificar os ativos: A estratégia que diversifica os ativos faz com que a maioria dos investidores possa obter uma participação muito mais eficaz nos seus investimentos, possibilitando também a aplicação em ativos com maior qualidade, como os condomínios e vários tipos de imóveis.
- Não é necessário adquirir um imóvel para que seus investimentos possam oferecer uma lucratividade – você pode obter rendimentos a partir das parcelas que adquirir por meio dos fundos imobiliários
- Parcerias: O mercado dos fundos imobiliários pode oferecer uma série de benefícios para aqueles que estão lidando com as parcerias que são disponíveis nesse setor.
- Quanto mais pessoas se unem para fazer um investimento em um imóvel específico, mais baixo será o valor necessário para o investimento individual, fazendo com que os ganhos possam ser proporcionais e melhores para todos.
- O valor líquido de rendimentos é otimizado: As parcerias também estendem os benefícios à medida que proporcionam não só melhores compras de ativos de fundos imobiliários, mas também para as relações de vendas dos mesmos.
Isso faz com que, se os investidores possuem a necessidade de retorno de capitais investidos com urgência, realizar as relações de venda dos ativos pode ser uma atitude muito mais benéfica para seu capital do que a venda de um empreendimento completo – pelo valor total.
5 – Quando investir nos fundos imobiliários?
A melhor forma de investir em fundos imobiliários e conseguir uma rentabilidade muito mais estável é ao conseguir analisar os preços das cotas para obter melhores preços na hora da compra.
Para que as compras sejam benéficas e com muito melhores rendimentos, portanto, é preciso entender qual é o potencial de recuperação de capital envolvido nos empreendimentos específicos.
O acompanhamento da variação das taxas de juros no mercado também é uma estratégia que vale muito a pena para os investidores – os investimentos em fundos imobiliários de renda fixa são muito mais benéficos quanto as mesmas estão altas.
As rendas variáveis também são benéficas à medida que os riscos envolvidos nas mesmas são maiores, porém, os investimentos nas mesmas envolvem a aplicação de menores taxas.
E se você quiser saber mais continue lendo os artigos do nosso Blog Mais Recursos e faça sua inscrição no nosso Blog deixando o seu e-mail para se manter sempre atualizado.
Acrescente nosso site em sua barra de favoritos e compartilhe nosso artigo com seus amigos.
Leia também o artigo:
Visite a nossa Fanpage: https://www.facebook.com/maisrecursos
Além disso, se você tem uma dúvida ou algo a acrescentar a este artigo deixe seu comentário.
Um grande Abraço, fiquem com Deus e vamos rentabilizar !!!
Msc. Adriano Coêlho. Economista, Especialista em Gestão Pública, Mestre em Sistema de Gestão, Fundador do Blog Mais Recursos.
Depois de artigo, vou me especializar mais!!! Ficou ótimo!!!