Como se tornar um empreendedor de sucesso

 

Por que um empreendedor é bem-sucedido onde outro falha? Qual é o ingrediente secreto que permite que um empreendedor tenha sucesso nos negócios? Nesse artigo você irá entender algumas dicas para se tornar um empreendedor de sucesso.

Em geral, como você pode se tornar um bom empreendedor? Muitos empreend

edores iniciantes estão obcecados com essas questões. Enquanto os modelos empresariais bem sucedidos proliferam hoje em dia, ainda é muito difícil definir a essência do sucesso empresarial.

O sucesso empresarial é uma combinação de vários fatores. Enquanto você controla alguns deles, outros escaparão completamente de seu domínio, portanto, é preciso saber lidar com isso.

Sua personalidade, a situação econômica ou as tendências em sua área de atuação são apenas alguns exemplos de elementos estáticos nos quais você não poderá interferir.

Entenda como se tornar um empreendedor de sucesso

1 – Desenvolva sua paciência

Pessoalmente, a maioria de nós não é muito paciente. Muitas vezes podemos notar as consequências negativas da falta de paciência – e elas agem tanto na vida pessoal como na vida profissional.

Portanto, a paciência é uma chave para o sucesso ao iniciar um negócio. Você deve aceitar desde o início que você terá que dedicar muito tempo ao seu projeto de negócios e grande quantidade de energia também.

Haverá um longo período de tempo antes que as coisas possam realmente decolar. É essencial estar ciente desse período de latência para que você possa evitar constantemente se questionar e desperdiçar suas energias.

Você só tem que aceitá-lo, manter o foco e continuar dedicando-se ao seu trabalho todos os dias que levantar da cama.

2 – Saiba como falhar

O pior inimigo de um empreendedor é o orgulho. Empresários bem-sucedidos já vivenciaram falhas monumentais. Se você não pode aceitar falhas desde o início, não comece seu projeto.

São as falhas que criam os empreendedores de sucesso, trazendo-lhes conhecimentos e habilidades que são impossíveis de adquirir de outra forma. Chamamos isso de experiência de vida. É simples assim.

Pense nisso: para quem você ligaria se tivesse uma grande briga com sua esposa? Seu amigo que está casado há 14 anos ou aquele que foi despejado 6 vezes? Pois é. A vivência é a fonte do conhecimento e da sabedoria, tanto nos negócios, como na sua vida pessoal.

Alguns empresários dizem: “Não há como meu projeto não funcionar- será um sucesso!” Quando ouvimos isso, muitas vezes é um sinal muito ruim, porque este empreendedor não admitiu a possibilidade de fracasso.

Nesses casos, é preciso que os empreendedores anotem tudo o que poderia dar errado em seus projetos e entender como eles se sentiriam diante de uma falha monumental.

Admitir a possibilidade de falhar e experimentar essas falhas são caminhos necessários para o sucesso – pois, afinal de contas, saber como trabalhar com os erros em direção ao sucesso e não cometê-los novamente é a chave para o mesmo.

3 – Confie em seus colaboradores

Uma ideia de negócio não vale nada. Um negócio, no entanto, tem um valor muito grande! Mas qual a diferença entre os dois?

Como se tornar um empreendedor de sucessoEmbora uma ideia seja apenas uma semente na mente de uma pessoa, um negócio é o resultado da colaboração entre várias pessoas.

Para que o seu projeto de negócios ganhe vida e seja bem-sucedido, você precisará reunir as pessoas e fazê-las colaborarem. Se você paga cada colaborador ou não, isso não muda nada.

Você deve permitir que eles usem seus próprios conhecimentos e suas próprias maneiras de visualizar seu projeto.

Como empreendedor, você não vai longe sem a experiência e a vivência dos outros. Seu negócio é um sistema complexo: você terá que integrar o máximo de know-how para decolar.

Se você está preso em suas próprias ideias e se recusando a permitir que os colaboradores pensem livremente, você privará sua empresa de recursos-chave para seu desenvolvimento.

Você precisa desenvolver a confiança em seus colaboradores e abrir-se a tudo o que eles podem trazer para sua empresa.

4 – Entenda a mente do concorrente

Embora pareça contraditório conspirar com o inimigo, esse é um passo essencial! Você deve perceber que seus concorrentes não são seus inimigos. Em vez disso, eles deveriam ser seus melhores amigos.

Eles trabalham em sua indústria e eles querem o mesmo que você: fazer o que for necessário para agradar o mesmo cliente que você também quer agradar.

Assim como você, seus concorrentes desenvolveram um conhecimento e uma filosofia sobre o setor. Este conhecimento é um dos recursos mais importantes para a criação de uma empresa. Então, por que não discutir o assunto livremente?

Manter relações comerciais saudáveis ​​com concorrentes permite que você não apenas mantenha uma noção sobre como a indústria está funcionando, mas também pode levar a diversos tipos de parcerias.

É o que se chama coopetição. Seja através de uma parceria, uma aliança de marketing ou investimento em pesquisa e desenvolvimento, a coopetição beneficia ambas as partes.

Então, não prive a sua empresa de tudo o que seus concorrentes podem trazer de benefícios para o seu desenvolvimento com os relacionamentos proveitosos!

5 – Redefina o que está oferecendo constantemente aos seus clientes

Seu produto pode agradar o cliente ou mesmo vários clientes, mas ele é otimizado? É altamente provável que a resposta seja não!

Os empreendedores de sucesso constantemente redefinem o que eles oferecem, seja isso um produto ou um serviço, para que ele possa atingir cada vez mais as expectativas e necessidades de seus consumidores.

No comércio eletrônico, o teste de refinamento constante do produto, conteúdo ou publicações à luz das preferências públicas é o mais indicado.

Este princípio de comércio eletrônico deve ser aplicado à sua empresa, independentemente do mercado em que ela atue. Seu produto ou serviço nunca deve ficar estático; deve permanecer dinâmico e reagir ao mercado e às tendências da indústria.

Os empreendedores de sucesso estão sempre sintonizados com seus clientes. Eles podem ajustar os menores detalhes de seu produto ou serviço e como eles são inseridos no mercado para obter a resposta ótima de seus clientes.

6 – Lembre-se de sua razão para ser um empreendedor

Empreendedores de sucesso encontram a motivação no fato de estarem tomando suas próprias decisões e realizando uma visão verdadeiramente própria. Estas são as motivações empresariais mais fortes e eficazes. Elas estão diretamente ligadas ao sucesso empresarial.

Então, essas motivações são seu combustível. Eles lhe dão energia para avançar quando os tempos são difíceis. Então, pare um momento por dia para pensar e refletir.

Basta perguntar-se: por que estou fazendo tudo isso? O que está me empurrando? O que me dá energia? É realmente simples assim.

7 – Faça o que você ama, o que te dá paixão

Desde o início você precisa entender que sua empresa precisará de conhecimento e habilidades que você não poderá desenvolver. Você tem sua própria personalidade.

Você não pode cumprir o perfil de todos os empregos e profissões! Embora muitos empreendedores de sucesso estejam sempre extrapolando seus próprios limites em busca de mais conhecimento e domínio, ninguém pode saber tudo.

Você precisa aprender a delegar e se concentrar em seus pontos fortes. A boa notícia é que seus pontos fortes são necessariamente os que você gosta de usar.

Suas habilidades naturais são aquelas que o energizam, tornam suas tarefas fáceis e agradáveis. Eles fazem você se sentir vital para se tornar um empreendedor de sucesso independentemente de sua área de atuação no mercado!

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Msc. Adriano Coêlho. Economista, Especialista em Gestão Pública, Mestre em Sistema de Gestão, Fundador do Blog Mais Recursos.