Saiba como organizar suas finanças pessoais

Para algumas pessoas, é sempre difícil manter o orçamento em ordem, sem extrapolar nos gastos, e cuidar dar finanças pessoais acaba se tornando mais difícil do que se pensa.

Por se tratar de um autocontrole organizacional, os obstáculos vêm se mostrando maiores do que parece e virando uma “bola de neve” que quando se dá conta já tomou proporções gigantescas.

Assim, o âmbito financeiro de uma pessoa física tem que ser muito cauteloso e bem pensado para não haver arrependimentos e gastos em vão, já que para se manter hoje em dia não podemos nos dar o luxo de usufruir do dinheiro de forma errada.

 

Quanto mais ganha mais gasta

Dicas de finanças pessoais

É uma frase clichê simples, mas de grande verdade quando se analisada profundamente. Muitas pessoas que quando maior o seu salário mais quer arranjar outros gastos para usufruir desse “a mais”.

Por isso, se conhecer e conhecer suas finanças é fundamental para o maior controle dela.

– Olhar atentamente seu extrato, verificando quais são seus gastos ao mês, quanto entra e quanto sai, para aí então pode gastar menos do que se ganha.

– Seja objetivo nos gastos! Não pense que só porque você está ganhando mais que supérfluos podem ser visados de agora em diante. O básico sempre é sempre mais importante.

– A falsa sensação de ter crédito quando não se tem. Cartões são os protagonistas nesse caso, só porque sua conta está no azul não significa que você tem dinheiro na conta. Os juros, taxas e parcelas que se incluem nesse jogo é arriscado e quando acumulado a perda do controle é consequência.

Aprender sobre suas finanças se tornará mais eficazno fim do mês quando o respiro aliviado de não se envolver em dividas será gratificante.

 

Controle seus gastos

 

Muito difícil controlar o que não se vê, por isso esteja atento a suas finanças e gastos do dia a dia.

Anote tudo o que consumir. Que seja numa agenda, numa planilha ou num aplicativo, o importante é anotar. Uma bala que seja, uma roupa, sapato, um café. Anote tudo para seu controle mensal para saber exatamente com o que você anda gastando.

– Ao identificar os desperdícios corte sem dó! E assim vá aprendendo a controlá-los.

– Todo gasto pode ser visto. Seja uma assinatura de tv que você não assiste, ou um plano de internet que você não consome por inteiro. Diminua, pegue o mais barato que atende também as suas necessidades.

– O importante é ter as contas em dia para poder investir de forma inteligente e poder viver melhor.

A partir daí você começará a ver o retorno em forma de poupança para futuros investimentos.

 

Planeje seus gastos planejando sua vida

 

É simples e funcional fazer um planejamento pessoal financeiro. Sempre importante estabelecer prazos e objetivos.

– Saber o que quer, quando quer para poder alcançar suas metas é essencial.

– Existem muitos aplicativos que tem a função de planejar e organiza a vida financeira de forma funcional e bem descomplicada. A vantagem é além da simplicidade no uso, também a mobilidade. Como a maioria tem a versão para smartphone, você poderá lançar suas despesas na hora, sem esperar chegar em casa, correndo o risco de esquecer.

– Existem também app que se conectam diretamente a sua conta corrente, realizando os lançamentos de forma automática. A você caberá apenas criar categorias para cada despesa, como moradia, transporte, educação, como por exemplo e definir metas e limites para seus gastos.

 

Economia e investimentos

Não é porque você ganha pouco que você não tem o que poupar. Você tem que adaptar a sua vida nos seus ganhos e não ao contrário.

Porque a partir do momento que você poupar 20% do seu salário para ser investido, por exemplo, sobrará 80% para o restante de suas finanças.

Com paciência e perseverança você verá seu patrimônio crescer e poderá se organizar a partir desse dinheiro para alcançar suas metas de vida.

Em resumo: desperdício de dinheiro é tudo aquilo que você paga, mas não usa, ou, o gasto para o qual haveria opção mais barata.

Alguns exemplos para controlá-los:

– Paga a academia, mas não vai. Grande exemplo de desperdício de dinheiro que usamos o motivo de que um dia iremos, se não vai corte o gasto.

– Assinaturas, seja de tv, internet, revistas, jornais, consórcios…não usa o que lhe é ofertado. Corte já! Deixe de ficar pagando algo que não lhe convém por inteiro, arranje outros planos menores se for o caso.

– Telefone. Hoje em dia o fixo virou antiguidade e se o plano do seu celular está ultrapassando o necessário, não tem por que você continuar com ele.

 

A boa aposentadoria

Todos os trabalhadores que sonham em ter uma aposentadoria decente  precisam voltar ao básico de gastar menos do que se ganha. Depois, devem ir pensando no tempo de serviço de que dispõe e quando aposentar qual o valor que lhe será suficiente.

Por isso, todo ano lembre-se de aumentar o valor das aplicações para compensar a inflação.

Uma vez que a economia está em constante movimento, suas finanças e aplicações também terão que estar acompanhando para que não fiques para trás. Os objetivos, prazos, metas e, baseada nisso, a escolha dos investimentos que o ajudarão a alcançá-los.

 

Como comprar sem se endividar

Dicas de finanças pessoais

Para quem acha que não tem jeito de comprar sem se livrar das dívidas, é fácil, compre a vista! Se você já tem dividas, trabalhe ao máximo para quitá-las de forma que você possa respirar melhor com suas finanças.

Vá ao banco e negocie melhores condições para resolvê-las e, se estiver com o orçamento apertado, priorize o pagamento daquelas que possuírem juros mais altos.

Não faça compras no crédito para não ficar refém dos juros. Prefira comprar sempre à vista em vez de parcelar, pois pagando na hora você pode negociar um desconto e economizar o valor de uma prestação que se perpetuaria por meses.

E por fim, evite ao máximo o cheque especial, se não houver outra forma de empréstimo, pesquise muito bem as condições que os bancos proporcionam a você, como taxas, juros e prestações.

 

A Finança (reserva) de emergência

 

Tenha sempre um dinheirinho guardado para possíveis emergências, pois, imprevistos podem aparecer a qualquer momento. Como um problema de saúde ou qualquer tipo de problemas pessoais.

Esse dinheirinho não precisa nem ser guardado no banco para possíveis cobrança de juros se sua conta não andar bem. Coloque em um lugar e tenha em mente qual o sentido dele, e evite tentações, autocontrole é tudo.

Com isso, você terá mais segurança e não haverá surpresas de última hora, se protegendo na previsão das mesmas.

 

Estar preparado para os riscos é o que as finanças pessoais podem apresentar, mas não é tarefa fácil. Ter sempre o auto controle e organização se torna um obstáculo para algumas pessoas. Porém, não é impossível.

Disciplina e foco para almejar seus objetivos são clichês bem usuais nos dias de hoje, e seu significada bastante funcional e verdadeiro. Logo, insista nas suas metas, no seu controle e nas dicas apresentadas para um melhor alcance.

 

Está aproveitando as dicas e informações que lhe foram apresentadas até então? Não perca mais um artigo recheado de conteúdo em:

Saiba mais sobre os investimentos em fundos imobiliários

E se você quiser saber mais continue lendo os artigos do nosso Blog Mais Recursos e faça sua inscrição no nosso Blog deixando o seu e-mail para se manter sempre atualizado.

Acrescente nosso site em sua barra de favoritos e compartilhe nosso artigo com seus amigos.

Visite a nossa Fanpage: https://www.facebook.com/maisrecursos

Nosso Twitter: https://twitter.com/MaisRecursos

Além disso, se você tem uma dúvida ou algo a acrescentar a este artigo deixe seu comentário.

Um grande Abraço, fiquem com Deus e vamos rentabilizar !!!

Msc. Adriano Coêlho. Economista, Especialista em Gestão Pública, Mestre em Sistema de Gestão, Fundador do Blog Mais Recursos.

 

Referências:

http://controlefinanceiro.granatum.com.br/dicas/os-5-erros-mais-comuns-da-gestao-financeira/

https://blog.rico.com.vc/financas-pessoais